segunda-feira, 15 de março de 2010

Um brigite, por favor!

Como todos que convivem comigo, ou conviveram, sabem que meu sotaque é forte, DEMAIS, eu sei. E eu,em meio a tantos S e um jeito de falar que mais parece um mastigador de chiclete de plantão, às vezes, quase sempre, tenho medo de soltar uns tés, uns inhas e inhos, mas não vou, nem posso virar muda.
Imagine um vendedor: “Bom dia senhora, quer ajuda¿”, e eu responder fazendo gestos com mãos e olhos, kkkkkkk, qualquer dia eu testo.
A 1ª EXPERIÊNCIA
Fui designada a ir comprar o pão. E ao invés de francês, foi solicitado por minha tia Brigite, que em Recife seria facilmente chamado de mini baguete, mas voltemos... Aí lá fui eu, do caminho de casa até a padaria pensando:
“E agora¿ O meu te é forte demais! Não posso pedir um francês¿ Pelo menos tem um S que suaviza o babado, não é¿ E se eu tentar falar “Por (sem o som do u que sai quando eu pronuncio o O) favor (puxando o R em uma escala crescente) um brigite (fazendo com que a pronuncia do te se pareça com txi)”, vai ficar RIDÍCULO! Será que todo mundo vai olhar¿ J-E-O-V-Á! Faça com que algum Cristão peça o mesmo pão e eu só precise olhar para o balconista e diga apenas: “Dois” e em seguida aponte.”
Após três minutos de bombardeio de pensamentos, enfim, cheguei a padaria. E agora¿ Preciso voltar com o pão, e não vou me fingir de muda porque falo oxe, visse e brigada...Esse caral...
“Moço! Dois brigites, por favor”. E um sorriso imediatamente se fez no rosto do atendente, e lógico, como eu previa, uma pergunta saiu da boca do rapaz: “A senhora não é daqui, é¿”. E eu prontamente respondi: “Não, sou de Rêcife!”, heheheheehe.
E o atendente simpático soltou rapidamente: “Eu sou de fortaleza!”.
Ô coisa boa, pensei prontamente. E voltei para casa, leve, com os brigites.
E nesses primeiros dias só tenho encontrado pessoas que adoram nosso sotaque, que acredito não perdê-lo nem tão cedo.

Um comentário:

mãe de lara disse...

Ih, amanda! Pode até se esforçar, mas esse sotaque é dificil de perder.. e AH, perde não.. ele é uma delicia! :D